top of page

Publicidade e o cinema, velhos amigos




Todo bom cinéfilo coleciona títulos e mais títulos das produções do cinema que já viu, assim como os filmes que mais gostou! Conhece os atores e é capaz de relacionar em quais produções já atuou e até que premiações conseguiu.


Alguns cenários dos bastidores do cinema, porém, só mesmo um jornalista para lhe contar. Que tal poder saber que o surgimento da publicidade no cinema está registrada entre o final do século XIX e início do século XIX? E que foi em 1907 que a empresa Pathè Frères foi a pioneira em impulsionar seus curtas com os anúncios publicitários?


Outro bom exemplo, por mais bem informado que seja, dificilmente um amante do cinema vai conseguir saber que os trailers não foram os primeiros formatos de publicidade nas telinhas do cinema... Apesar de hoje terem se tornado a forma mais usual da publicidade se fazer sentir no meio cinematográfico, foi só a partir de 1920 que os trailers apareceram de vez.


É aquele jeitinho do cinema atrair as atenções e abrilhantar as atuações de astros e estrelas. Basta pensar que em 2019, a ordem de gastos com trailers foi de 4,5 milhões de dólares nas terras do tio Sam (EUA). Embora não seja possível precisar os gastos com publicidade dos famosos estúdios de cinema, você deve ficar surpreso em saber que a Century Fox tirou dos cofres algo em torno dos 237 milhões para produção do brilhante Avatar. E que, entre estes gastos, puderam registrar anúncios televisivos, em jornais e em redes sociais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page